"Mais do que ser primeiro, herói é quem sabe dar-se inteiro e dentro de si mesmo ir mais além."

X-Terra Portugal

Já cá mora mais uma experiência nova e fantástica: a participação no triatlo off-road da liga mundial X-Terra, que teve lugar na Figueira da Foz no passado Sábado, 03 de Abril!
 
A prova trouxe a Portugal todos os "Pros" deste circuito na Europa, sendo uma oportunidade de qualificação para a final do Hawai para muitos deles, e também para muitos Agegroupers. O Parque de Transição emprestava um colorido muito bonito, belas imagens de BTTs todas alinhadas, dos equipamentos, o burburinho dos atletas a entrar e a sair, toda a preparação…
 

 
Marcaram presença os nossos "grandes" Bruno Pais, Lino Barruncho e entre as senhoras a Maria Areosa. E muito mais importantes que eles: "JE", o Espanhol, o Carlos Antunes, e a Filipa na claque!
 
O dia não amanheceu muito simpático na Figueira… Chovera toda a noite. Durante a manhã, algum frio e raios de sol tímidos intercalavam com uns pingos de chuva. Mas todo o frenesim da preparação não deixava pensar no clima!
 
Constou que a água da foz do Mondego, onde decorreria a natação, rondava os 14º, brrrrrrrrrrrr! Isso mesmo constatámos quando nos atirámos à água para um ligeiro "aquecimento", que foi mais arrefecimento, parecia que me espetavam facas na planta dos pés! O local também era atabalhoado para uma Partida, degraus dentro de água cheios de lodo escorregadio, que subitamente desapareciam e davam lugar a calhaus submersos. Todo o cuidado era pouco para não dar um pontapé numa pedra ou escorregar e bater com as costas nos degraus.
 
 
Soou a partida com os Pros e os mais afoitos já dentro de água sob a linha de partida, e muitos dos agegroupers ainda pelas escadas sem conseguir lá chegar abaixo. Foi um exercício de persistência nadar na água fria, pouco limpa, e sujeita a corrente, em 2 voltas que perfaziam 1500mts totais. A saída da água também tinha de ser cautelosa pelos mesmos motivos: posível escorregadela ou pontapé nos calhaus, com possibilidade de cãimbras devido ao esforço e frio. Curisamente, saí da água ao mesmo tempo que o Espanhol, que se debatia contra umas cãimbras, mas que é isso para um candidato a Ironman??
 
Força nas canetas para subir as escadas, semi-despir o fato e fazer transição para a BTT… e calçar MEIAS, sim MEIAS, pois esperava-nos uma corrida na areia da praia!
 
O BTT era altimetricamente exigente, com troços técnicos, lama, valas abertas pela água e singletracks muito bonitos de descer. Os que eram a subir é que não tinham tanta graça! Muito empurrão… E os meus sapatinhos brancos de BTT acabaram castanhos! Na 2ª volta a minha pedaleira pequena fartou-se e resolveu boicotar sempre que eu dava uma pedalada em força numa subida. Lá tinha de apear… Foram 30 kms de puro e duro BTT, com 1560mts de acumulado, ao contrário do que mostra a foto abaixo…
 
 
Transição para uma corrida de 10kms que foi uma mistura explosiva de pista de corta-mato, trail e maratona das areias! Os 4 ou 5 kms no areal da Figueira foram um autêntico massacre para as minhas pernas cansadas. Se não fosse o Espanhol a insistir em ficar comigo, acho que teria andado ao ritmo de um caracol do deserto!
 
Cruzar a meta com o Espanhol, imporem-nos as medalhas de Finishers, recebermos o aplauso da Filipa e do Carlos (que tinha sido obrigado a desistir devido a uma avaria no BTT) foram as cerejas em cima do bolo de aniversário da Filipa, comido na véspera!
 
 
Para culminar, o meu escalão 40-44 deu-me supostamente direito a um slot na final do X-Terra que terá lugar no Hawai em Outubro deste ano… E agora?? HELP!!!!! Ou devo dizer…ALOHA???

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s