"Mais do que ser primeiro, herói é quem sabe dar-se inteiro e dentro de si mesmo ir mais além."

Qualidade de Vida…

Encontrei este pensamento esta manhã, no Facebook do João Garcia, do qual sou seguidora, e apetece-me citá-lo:
 
"Penso em João Garcia, na sua determinação em viver com qualidade de vida, porque “qualidade de vida” não é o todo-terreno para o engarrafamento matinal cinco dias por semana, nem poupar no preço daquilo que se come para gastar naquilo que se mostra. “ Qualidade de vida” não são os quatro apelidos e três nomes próprios do filho varão, nem a lista de espera de 2 anos para a creche, nem o T1 de luxo entrincheirado no horror paisagístico que caracteriza a paisagem portuguesa em geral e a grande Lisboa em particular. “ Qualidade de vida” não é a música que bate na cabeça no sábado à noite, a amena cavaqueira com o copinho de uísque na mão, o livro que não se lê, a decisão que não se toma.”Qualidade de vida “é ter um sonho e viver por ele, é fazer como o João Garcia, que é de uma raça antiga que se vai diluindo sem apelo nem antídoto nas compras do hipermercado no domingo à tarde."
 
(Gonçalo Cadilhe, Planisfério Pessoal)
 
É isto mesmo que eu sinto. Eu não quero viver entrincheirada… Eu quero viver o meu SONHO, a minha LENDA PESSOAL, não me quero render a tradições e costumes, ao que a sociedade pensa, aos preconceitos e pressupostos que regem a vida do comum dos cidadãos.. EU NÃO SOU COMUM! Sou eu própria, com os meus defeitos e qualidades, mas sou eu, e sou assim…
 
Quanto ao nosso "grande" Gonçalo Cadilhe, ele tem a sorte (costumo dizer que a sorte também se procura…) de receber dinheiro para viajar, e assim poder sobreviver. Mas o que ele diz não é nenhuma ciência oculta. EU, e muita gente, penso assim, nada do que ele diz é novo para mim. A diferença é que ele teve a oportunidade de não fazer mais nada senão isto, e ainda publicar os seus pensamentos para toda a gente ler e assim dar-lhe ainda um meio de subsistência mais. Eu também publico… aqui no meu blog, os meus pensamentos e ideias sobre a vida… quem quiser lê… e revê-se, ou não… Faço à minha maneira e em tempo de lazer, o que ele faz como modo de vida e como ocupação… Paciência, nem todos podem fazê-lo profissionalmente!🙂
 
Espero sinceramente que este meu modo de vida inspire alguma coisa, alguém, a talvez pensar que não somos obrigados a fazer o que não gostamos eternamente. E que há mais para além de trabalho, família e carros bons! Há amigos, natureza, lazer, paixões diversas, sejam de que natureza forem, e às quais podemos dar asas com alguma dedicação e espírito de sacrifício. Quiça podemos assim concretizar velhos sonhos, coisas que pensaámos que nunca seriam possíveis ou que nunca conseguiríamos alcançar. Basicamente, há que não ter medo, e tentar, insistir, e NUNCA DESISTIR! Eu não desisto… jamais!

2 responses

  1. Ricardo

    A mim, inspiras-me

    29/03/2010 às 22:15

  2. Jorge Manso

    E quem fala assim não é gago. Continua a dar-nos destas pérolas para que não me deixe cair na "normalidade".

    01/04/2010 às 23:31

Deixe uma Resposta

