"Mais do que ser primeiro, herói é quem sabe dar-se inteiro e dentro de si mesmo ir mais além."

Triatlo de Penacova

 
Isto sim, foi um verdadeiro DESAFIO, à medida de sofredores natos ou de "doidos varridos"!!!
 
Quem conhece Penacova, região de Vila Nova de Poiares – Coimbra, sabe que o desnível por ali é enorme, só havendo duas hipóteses: ou tudo a subir ou tudo a descer!
 
A natação era na praia fluvial do Reconquinho (Mondego), a qual ficava numa autêntica cova! A água também não inspirava muita confiança, bastante turva, talvez pela quantidade de atletas que ali andavam a movimentá-la… ou não!
 
Os 750 mts de natação foram cumpridos nos habituais 16min e os atletas tinham, ao sair da água, que "escalar" autenticamente uma "parede" para ter acesso ao PT1, cá mais acima. Pela 1ª vez numa prova de Triatlo, não vi ninguém correr para a transição! Porque seria?? Ainda por cima o tapete não podia acompanhar tamanha distância, e tivemos de pisar descalços o alcatrão que escaldava naquele dia e àquela hora!
 
Montados nas bicicletas, todos sabíamos que a partir dali seria praticamente sempre a subir, sendo algumas das subidas verdadeiramente assustadoras, mesmo de carro! Havia mesmo um troço que chegava a apresentar uma inclinação de 18% numa determinada parte… Vi muita gente a desmontar, e eu inclusivé segui o exemplo naquele troço, pois tínhamos de lá passar 3 vezes e portanto havia que poupar as pernas, também a pensar já na corrida.
 
Assim mesmo, logrei ultrapassar exactamente naquela subida umas 4 atletas femininas, o que me deu alguma confiança quanto às minhas possibilidades no ciclismo. Se o segmento fosse mais longo…
 
O ciclismo também tinha uma descida enorme, do mesmo calibre que a subida, onde todo o cuidado era pouco. Quase não dava para recuperar o fôlego, ou hidratar, tal o grau de atenção e mãos nos travões.
 
No PT2 vi-me obrigada a tomar 1 gel à pressa, devido ao grau de esvaziamento a que chegara. Aí fui ultrapassada por 1 atleta feminina. Estas provas de sprint também se jogam muito nas transições, algo que não domino nada, pois perco muito tempo. Iniciado o percurso de corrida, já não era surpresa nenhuma que era quase sempre a subir, bem inclinado, e também com umas descidas valentes, que obrigavam a um esforço suplementar de "travagem" e consequente fadiga muscular nas pernas. As subidas pareciam não acabar, o passo era lento, penoso, agravado pelo calor, a sede, mesmo com abastecimentos de água que quase não era possível beber das garrafas em andamento, dada a falta de fôlego. Vi mais duas atletas do Tri-Oeste ultrapassarem-me a meio da 2ª volta, mas ficarem mesmo ali a escassos 3 ou 4 mts, sendo o passo delas igualmente lento e arrastado. Convencida de que faltava mais uma volta nem acelerei o passo para as apanhar, na verdade já me dirigia para o corredor lateral para fazer a 3ª volta quando fui advertida de que eram só 2!!! Como se não estivesse suficientemente cansada!
 
No final, a exaustão era muita, mas a satisfação superava tudo, pois uma prova concluída com este grau de dureza, deixa-me bastante confiante quanto ao endurance que vou tendo. Se ao menos as distâncias fossem maiores!😉
 
Assim, tudo a postos para o Duplo Olímpico/Half Ironman que vou realizar a 13 de Setembro. Parece mesmo à medida para mim! O melhor mesmo é ser optimista!
 
Entretanto, motores a aquecer (estão sempre no red line!) para o Triatlo do Fundão já este Sábado, seguido de um tour extra à Serra da Estrela de bicicleta no Domingo, onde vou tentar convencer os meus amigos de outras andanças a subir à Torre mais uma vez, caso não lhes tenha chegado lá ir no Sábado!
 
SEMPRE A BOMBAR!
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s