"Mais do que ser primeiro, herói é quem sabe dar-se inteiro e dentro de si mesmo ir mais além."

VÉSPERA DE NATAL COM PEDAL!

Todos os dias são bons para pedalar. Na companhia de amigos, divertimo-nos e gracejamos; a solo reflectimos, revivemos momentos ou desfrutamos da paisagem. Natal é, portanto, uma época propícia a umas boas pedaladas a solo.
 
Assim, viajei para o meu destino da consoada em BICICLETA, reeditando a ciclo-expedição de Verão Lisboa-Aldeia de Eiras, desta vez com ponto de partida em Alverca.
 
O dia foi um dos mais bonitos deste Inverno, com temperaturas amenas, sol radioso e com cheiro a Natal. Especialmente nas pastelarias onde entrei para reabastecer!
 
167 kms depois, 10 horas depois e com 5326 kilocalorias gastas, eis-me chegada a Aldeia de Eiras, quase ao lusco fusco. Pulsação média: 147; pulsação máxima: 170; velocidade média: 21,9 km/h; velocidade máxima: 50,4 km/h; temperatura mínima: 4º C; temperatura média: 12º C; temperatura máxima: 21º C; acumulado de subidas: 1350 mts.
 
Na Aldeia já se amontoava a lenha para a mega-fogueira no largo da igreja, tradição da terra, onde todos se reúnem depois da ceia de Natal até altas horas da madrugada. Mas a grande atracção da fogueira não é o calor do lume… é antes o calor de uma bebida característica confeccionada na própria fogueira em panela de ferro, qual poção mágica – o CHAMPORRIÃO! A receita, pouco secreta, é a seguinte: água com aguardente que vai ao lume até ferver, após o que se junta um pacote de açúcar amarelo. Não restam dúvidas que o calor trepa pelo corpo até às orelhas, e não há frio que nos chegue! Mas quanto a mim, o segredo desta bebida é a deliciosa água da terra, que dá a qualquer coisa confeccionada com esta água, um sabor inigualável, venha quem vier.
 
E assim se passou mais uma véspera de Natal. Para o ano há mais!
 
Que 2008 nos traga a todos muitas oportunidades de pedalar tranquilamente, de preferência na companhia de outros malucos do pedal!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s